Rato de Show • 6 de maio de 2025

The Dead South pela primeira vez no Brasil em outubro

Afie o bandolim e se prepare para o tiroteio

The Dead South pela primeira vezno Brasil

Pense em um som acústico, acelerado, com banjos galopando, violinos gritando e harmonias vocais que parecem um coral de caipiras endiabrados. É como se o Velho Oeste encontrasse um pub irlandês, com letras sobre trabalho duro, amores perdidos, montanhas e, às vezes, uns crimes ou fantasmas. Este é o estilo bluegrass e um dos elementos presentes na sonoridade do The Dead South  que está chegando com uma turnê inédita pelo Brasil em outubro de 2025. 


Esse quarteto canadense, direto das pradarias de Regina, mistura folk, rock alternativo e uma pitada de humor macabro, tudo embrulhado em suspensórios, chapéus, barbas  e camisas brancas que parecem saídas de um saloon do Velho Oeste. Com shows marcados em Belo Horizonte (15/10), São Paulo (17/10), Curitiba (18/10) e Porto Alegre (19/10), a estreia por aqui é uma cortesia da Powerline Music & Books, Sellout Tours e Áldeia Produções.


Formado em 2012, o The Dead South, composto por Nate Hilts (vocais, violão), Scott Pringle (bandolim, vocais), Danny Kenyon (violoncelo, vocais) e Colton Crawford (banjo, até 2020, agora com Erik Mehlsen) , não é só mais uma banda de bluegrass. Eles pegam o gênero e servem com harmonias vocais que arrepiam até o último fio de cabelo. Esqueça bateria ou violino: aqui, o  peso do violoncelo somado ao galope do banjo e o bandolim se mistura com o coro de vozes produzindo um som enebriante. É como se o Mumford & Sons tivesse um primo gótico que cresceu ouvindo Nick Cave e assistindo faroeste.


O quarto álbum deles, Chains & Stakes, lançado em 2024 e gravado no Panoram Studios na Cidade do México, é a prova de que o The Dead South continua a se desenvolver visando novos patamares. Produzido por Jimmy Nutt (vencedor do Grammy), o disco traz 13 faixas que vão de intrigas familiares a contos sobrenaturais, com aquele equilíbrio entre o sombrio e o debochado que é a marca da banda. E, se você ainda não ouviu In Hell I’ll Be In Good Company, vá para o Spotify e confira o single que é platina nos EUA, com mais de 1,36 milhão de ouvintes mensais e uma legião de quase 900 mil seguidores nas redes. Esses caras podem ser novatos no Brasil, mas já acumulam muitas histórias em sua estrada


Se prepare para um clima desértico, os barulhos de cavalos e a encrenca sonora que esse quarteto promete entregar em sua passagem de estreia por nossas terras. Os ingressos já tão rolando no Fastix e Sympla, então, bota o chapéu, afina o banjo e nos vemos no saloon.

SERVIÇO - THE DEAD SOUTH


The Dead South em Belo Horizonte (MG)

Data: 15 de outubro de 2025

Local: Grande Theatro Unimed (Rua dos Carijós 258, Belo Horizonte, MG)

Ingresso: https://fastix.com.br/events/the-dead-south-em-belo-horizonte


The Dead South em São Paulo (SP)

Data: 17 de outubro de 2025

Local: Carioca Club (Rua Cardeal Arcoverde 2899, São Paulo, SP)

Ingresso: https://fastix.com.br/events/the-dead-south-em-sao-paulo


The Dead South em Curitiba (PR)

Data: 18 de outubro de 2025

Local: Tork n’ Roll (Avenida Mal. Floriano Peixoto 1695, Curitiba, PR)

Ingresso: https://fastix.com.br/events/the-dead-south-em-curitiba


The Dead South em Porto Alegre (RS)

Data: 19 de outubro de 2025

Local: Opinião (Rua José do Patrocínio 834, Porto Alegre, RS)

Ingresso: https://bileto.sympla.com.br/event/105687