Paulo Baron comenta críticas, explica decisões recentes do Angra e promete novos capítulos da banda

Manager afirma que reencontros e escolhas envolvendo ex-integrantes fazem parte de uma estratégia para valorizar diferentes legados da trajetória do Angra

Créditos foto: Divulgação

via Top Link Music


Depois de semanas marcadas por debates entre fãs, críticas nas redes sociais e especulações sobre os bastidores do Angra, o empresário e manager Paulo Baron decidiu se manifestar publicamente sobre os recentes acontecimentos envolvendo a banda.


Em uma declaração direta, Baron comentou as críticas recebidas, defendeu as decisões tomadas pela gestão do Angra e explicou que os movimentos recentes fazem parte de uma estratégia maior para celebrar diferentes fases da trajetória da banda brasileira, uma das mais importantes do metal latino-americano.


A fala ocorre após apresentações especiais que reacenderam discussões sobre a presença de ex-integrantes, a ausência de nomes históricos e os caminhos futuros do grupo. Segundo Baron, as escolhas foram pensadas para contemplar os diversos legados construídos ao longo da história do Angra, sem expor questões internas desnecessárias.

Confira a declaração de Paulo Baron na íntegra:


“O Angra e seus desafios.


Os desafios de, muitas vezes, ser criticado; muitas vezes, não ser entendido. Muitas vezes, a mídia e os pseudo-jornalistas tentando tirar uma fatia daquilo que eles não conhecem.


Às vezes, pessoas que não entendem nada de showbiz querem dar pitacos. E os fãs, principalmente, também ficam todos perdidos, pensando: ‘O que será que está acontecendo aqui?’.


Bom, quero dizer a vocês que nós, dentro da estrutura do Angra, temos alguns anos de experiência e conhecimento sobre o que fazemos. E, por incrível que pareça para vocês que às vezes criticam, nós temos objetivos a seguir. E, neste fim de semana, mostramos uma parte desses objetivos.


No Bangers Open Air, foi mostrada uma parte muito importante desse objetivo, que era justamente reunir os três vocalistas — já que Andre Matos não poderia estar presente — e, com isso, agradecer ao legado do Angra.


Bem, a segunda parte, realizada no Espaço Unimed, foi justamente para concretizar algo que os fãs estavam pedindo há muito tempo: ter essa formação da segunda fase, também muito importante, do Angra, com Edu Falaschi junto de Aquiles Priester e do restante da estrutura do Angra: Kiko Loureiro, Rafael Bittencourt e Felipe Andreoli.


Desde o princípio, eu tive muita certeza de que não poderia deixar de lado aqueles que nos ajudaram a construir toda essa estrada durante os 13 anos em que estou como manager da banda.


E agora vocês querem saber, então, para aqueles que perguntam: o que acontece com Luis Mariutti e Ricardo Confessori?


Luis Mariutti e Ricardo Confessori nós também queremos dentro do nosso guarda-chuva, dentro do que é o Angra. O que acontece é que Andre Matos não está mais presente. Então, no pouco tempo de show que nós tínhamos, precisávamos colocar as pessoas que fazem parte desse legado, desse segundo legado.


Mas Luis Mariutti e Ricardo são parte da família. Quero lembrar que eu fui empresário do Shaman, e tenho um apreço, um carinho e um amor muito especiais por essas pessoas, assim como o Rafael, o Kiko e o Felipe, que fazem parte do nosso management e nos ajudam a construir tudo isso.


Então, todos os caminhos que nós vamos percorrendo têm um porquê. A saída do Fabio Lione tem um porquê, e nós não precisamos expor isso na mídia nem colocar coisas que não são necessárias. Simplesmente temos que valorizar o legado de cada uma dessas pessoas e amá-las.


O Fabio é uma pessoa muito amada e terá sempre as portas abertas dentro do Angra, ao menos enquanto eu continuar sendo o manager da banda.


Então, espero que todos vocês tenham, de alguma maneira, curtido e desfrutado de tudo o que nós oferecemos nesses palcos, nesses dias. Os caras trabalharam muito, podem ter certeza. Teremos mais surpresas.


O Angra é maior do que pessoas isoladas. O Angra é uma história. É uma história brasileira, é uma história latino-americana, da qual todos nós temos que nos sentir orgulhosos.


Mesmo eu não sendo brasileiro de nascimento, eu me sinto tão brasileiro no coração e tão orgulhoso de ser empresário de uma banda latino-americana, brasileira, que triunfa no mundo.


Vocês verão vários capítulos diferentes no decorrer dos próximos meses e, possivelmente, anos. E todos eles, principalmente, serão para chegar ao coração de muitos fãs — não apenas de uma parcela de fãs, mas de todos os fãs que temos no mundo, todos os fãs que conhecem os vários legados que existiram.


Obrigado a todos os que apoiaram, a todos os que tiveram confiança. E, aos que não fizeram isso e quiseram apenas tirar uma casquinha, bom, espero que agora vocês também agradeçam por um pedacinho do que nós construímos para vocês.


E que, quem sabe, a cabeça ajude a mudar isso de alguma maneira, para que vocês caminhem junto com a gente rumo ao que nós queremos. Afinal de contas, não é a minha vitória, nem a vitória do Felipe, nem a do Rafael, nem a do Kiko. É a vitória do Angra: uma banda latino-americana, uma banda brasileira, em um mundo tão difícil como o que vivemos.


Obrigado.”


Com a declaração, Paulo Baron busca colocar fim às especulações e reforçar que o Angra vive um momento de celebração de sua própria história. A mensagem também sinaliza que novos capítulos devem ser anunciados nos próximos meses, mantendo o foco na valorização dos diferentes períodos da banda e na conexão com fãs de todas as fases.


Mais informações no Instagram da Top Link Music: @toplinkmusic


Outras notícias

Faith No More fecha acordo global com a 30e para desenvolvimento de futuras turnês mundiais
Por Rato de Show 16 de junho de 2026
Parceria de longo prazo coloca empresa brasileira no comando estratégico das próximas circulações internacionais da banda norte-americana de rock alternativo.
Paulinho Bahiense une metal e espiritualidade no single instrumental “Wakan Omega”
Por Rato de Show 14 de junho de 2026
Nova faixa conta com participação de Nando Mello e combina elementos de metal melódico, música New Age e influências indígenas em uma jornada sonora introspectiva.
Wacken Open Air 2026 tem quatro áreas especiais de camping esgotadas
Por Rato de Show 14 de junho de 2026
Organização informa que restam vagas em apenas uma das modalidades especiais de hospedagem do festival.
Resistência Underground reúne Blades of Steel, Siegrid Ingrid e Angry em São Paulo
Por Rato de Show 13 de junho de 2026
Evento acontece no dia 3 de julho, no La Iglesia, com três representantes da cena pesada nacional.
Apocalyptica anuncia turnê pelo Brasil com a “Plays Metallica Vol. 2”
Por Rato de Show 13 de junho de 2026
Grupo finlandês retorna ao país em outubro de 2026 para apresentações em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte.
Thy Light anuncia primeira turnê pela América Latina para celebrar 20 anos da demo “Suici.De.Pressio
Por Rato de Show 13 de junho de 2026
Projeto brasileiro de depressive black metal realizará seus primeiros shows no continente em maio de 2027.
Wacken Open Air 2026 abre Festival Store com pré-venda de merchandising
Por Rato de Show 13 de junho de 2026
Loja oficial já permite reservar produtos via Click & Collect e anuncia novidades como armários, camisetas personalizadas e agendamento de tatuagens.
Entrevista: Massiel Pinzón - AlphaWhores
Por Rato Rodrigues 13 de junho de 2026
Formado em 2021, o AlphaWhores é um duo do Panamá que toca uma mistura de Stoner, Rock Alternativo e Fuzz, formado pela Massiel Pinzón e seu irmão Juan Carlos García de Paredes.
Emicida leva ação de incentivo à leitura para Curitiba antes de show da turnê “Racional MCMV”
Por Rato de Show 13 de junho de 2026
Projeto “Leitura Emancipa” promove troca gratuita de livros e amplia o diálogo entre literatura, educação e a nova fase do rapper paulista.