Fla Mingo encerra projeto Musicaria Visibilidade com show no Alvenaria Espaço Cultural

Banda de glam rock liderada por Flaviano André fecha ciclo com apresentação “pague quanto puder” nesta quinta (30), em Perdizes

Créditos foto: João Valério

via Favorite Assessoria


Encabeçada pelo paraibano radicado em São Paulo,
Flaviano André, a banda de glam rock Fla Mingo fecha a programação do projeto Musicaria Visibilidade, nesta quinta-feira, dia 30 de outubro, a partir das 18h, no Alvenaria Espaço Cultural (Rua Turiassu, 799, Perdizes). Foram 12 bandas independentes que passaram pelo palco do espaço e além da oportunidade de se apresentarem ao vivo, também receberam ajuda de custo no valor de R$ 400, fotos, vídeo ao vivo e assessoria de imprensa profissional.

 

Na Paraíba, Flaviano comandava a banda Star 61, que ganhou destaque em vários festivais independentes como Mada (RN), Do Sol (RN), Abril Pro Rock (PE) e Claro Que É Rock (SP), foi neste último que a banda teve a oportunidade de tocar no mesmo palco que a Placebo e o grupo Los Hermanos. A nova etapa em São Paulo, apareceu como possibilidade da troca de nome e também de atitude.

 

Em turnê com o disco Esquina (Baratos Afins, 2022), a Fla Mingo - uma brincadeira com o nome do artista e da ave, que significa "colorido como uma chama" e tem relação com a lenda da fênix -, traz uma banda renascida com sete canções entre inéditas e novas versões.

“’Esquina’ chegou como um verdadeiro divisor de águas. É um trabalho que revisita músicas da minha fase anterior com novos arranjos, ao mesmo tempo em que abre espaço para composições inéditas. O título carrega muitos significados. Para mim, simboliza decisões, caminhos e rumos que precisamos tomar na vida. Chega um momento em que você se torna dono(a) de si mesmo(a) e precisa ter coragem de chegar à sua própria "esquina", olhar ao redor, escolher um rumo, respirar fundo e seguir em frente”, comenta Fla.

 

Essa também foi a hora de revisitar o repertório da Star 61, com músicas que tratam de um mundo doloroso, com esperanças perdidas, corações partidos e personagens suburbanos como travestis, prostitutas e demais figuras, Fla  escolheu, por exemplo, mudar o título de uma delas e também sua letra:

 

“A música “A Super-Tra” foi composta em 2005 e lançada no mesmo ano com o título original “O Super-Tra”. Com o tempo, percebi a importância de refletirmos sobre o que já não cabe mais no nosso linguajar e em ideias que podem ferir ou desrespeitar outras pessoas. Além da mudança no título, atualmente também altero alguns trechos da letra nas apresentações ao vivo, como forma de demonstrar respeito à diversidade e à identidade de gênero”, reflete Fla.

 

Antes, a música dizia: “O que é aquilo que vem ali, cambaleando?... Parece um homem, não é uma mulher, será a Júlia ou será o Robert?”. Hoje ela canta: “Quem é aquela que vem ali, sempre arrasando?... Nunca foi um homem, sempre foi mulher, será a Júlia ou será... (e aqui escolhe o nome de uma mulher)”.

 

Iniciado em 2018, juntamente com o Alvenaria Espaço Cultural, o projeto Musicaria  segue firme e forte durante o decorrer do ano e já recebeu mais de 150 shows de nomes como Jéssica Areias, Dessa Brandão, André Abujamra, Joe Abujamra, Theo Werneck, Talita Avelino, Chico Salem, Felipe Antunes  e muitos outros. Esta edição conta com o apoio do Governo Federal, do Governo do Estado de São Paulo, da Política Nacional Aldir Blanc, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Fomento CULTSP, dentro do projeto de Manutenção e Modernização de Espaços Culturais do #ProAC2024.

 

Para quem quiser conhecer todas as bandas do projeto, pode conferir a playlist no Spotify organizada por Bia Toledo  e Tati Bueno, as curadoras do projeto e sócias no Alvenaria.


Serviço - Projeto Musicaria Visibilidade 2025

Show com a banda Fla Mingo

Local: Alvenaria Espaço Cultural (Rua Turiassu, 799, Perdizes)

Horário: A partir das 18h, com show sempre às 20h30

Ingressos: Pague quanto puder

Não recomendado para menores de 18 anos. 

fla mingo