Skáld estreia no Brasil com show no Carioca Club este mês

Mitologia nórdica e instrumentos tradicionais em apresentação inédita

Créditos Foto: Romy Lena (@romy.lenaa)


A França vai trazer um pouco do espírito nórdico para São Paulo. No dia 12 de setembro, o Skáld faz sua primeira apresentação no Brasil, em show único no Carioca Club. A abertura da noite ficará por conta da banda paulistana Yön, formada apenas por mulheres e dedicada ao folk escandinavo. A realização é da Overload.


Formado em 2018 pelo produtor e compositor Christophe Voisin-Boisvinet, o Skáld rapidamente ganhou notoriedade internacional com sua proposta singular: unir instrumentos tradicionais, línguas antigas e temáticas ligadas à mitologia nórdica. O nome do grupo faz referência aos skalds, poetas da Era Viking responsáveis por transmitir epopeias e lendas através da oralidade.


Em pouco tempo, a banda conquistou espaço em grandes festivais europeus como Hellfest (França), Wacken Open Air (Alemanha) e Rock Oz’Arènes (Suíça). Parte desse sucesso vem da escolha por instrumentos que resgatam o passado, como tambores xamânicos, talharpa, jouhikko, nyckelharpa, hurdy-gurdy e citole, além das letras cantadas em nórdico antigo e outros idiomas escandinavos.

O álbum de estreia, Vikings Chant (2019), ultrapassou 100 milhões de streams, 45 milhões de visualizações no YouTube e vendeu mais de 80 mil cópias, consolidando o Skáld como um dos grandes nomes do folk contemporâneo. Em seguida vieram Vikings Memories (2020), inspirado no elemento da água, e Huldufólk (2023), dedicado às figuras do folclore escandinavo, como elfos, trolls e dragões.


Segundo a banda, a proposta não é simplesmente reconstruir uma era desaparecida, mas criar uma experiência sensorial que evoque a natureza, as lendas e os mitos do norte da Europa:


“É uma jornada que nos faz sonhar com a natureza, as florestas, os rios e os mistérios presentes no folclore do Extremo Norte. É uma odisseia de medievalismo inspirado e fantasia, uma mistura de textos antigos e fontes mais recentes que datam da Idade Média”, descrevem em sua biografia oficial.

Responsável por abrir a noite, a Yön é um grupo formado por seis mulheres paulistanas que se uniram pela paixão à música folk escandinava. O nome, que significa “da noite” em finlandês, faz referência aos encontros femininos no período medieval, vistos como atos de resistência em sociedades patriarcais.


O repertório da Yön dialoga com fontes históricas, como as Eddas Poéticas, resultando em composições próprias que mergulham na mitologia e literatura viking. O grupo ganhou destaque com sua versão para a canção tradicional finlandesa “Oi, Dai”, que chegou a ser mencionada na Billboard Brasil.


SERVIÇO – SKÁLD EM SÃO PAULO


Data: 12 de setembro de 2025 (sexta-feira)

Horário: 19h30 (abertura da casa)

Local: Carioca Club – Rua Cardeal Arcoverde, 2899 – Pinheiros – São Paulo/SP

Ingressos: Clube do Ingresso

Skáld em SP