Rato de Show • 28 de fevereiro de 2025

Sideshows: Monsters of Rock

A festa do Monsters continua!

Desde que foi anunciado no ano passado, o Monsters of Rock, em sua edição comemorativa de 30 anos, chamou a atenção por trazer um lineup de peso que conta com nomes como Scorpions, Judas Priest, Europe, Savatage, Opeth, Queensrÿche e Stratovarius.


Este, por si só, já se faz um momento imperdível nas terras paulistas por trazer grandes nomes que compõem umas das últimas levas de bandas clássicas ainda na ativa, que mostram diariamente que ainda têm muito a oferecer ao seu público e fãs.


Mas, não satisfeita, a Mercury Concerts decidiu ir além e proporcionar aos fãs a oportunidade de sideshows intimistas que prometem prolongar a euforia que será vivenciada no dia 19 de abril, deste que é um dos festivais pioneiros no Brasil, que há tantos anos proporciona diversos momentos marcantes.


JUDAS PRIEST E QUEENSRŸCHE


Iniciando no dia que se segue ao do Monsters of Rock, teremos essa dobradinha diretamente no Vibra São Paulo. Do lado do Judas Priest, teremos um olhar mais próximo à turnê Invincible Shield, que leva o nome do 19º álbum de estúdio, altamente aclamado no ano passado como uma das surpresas do ano.


Provando que ainda conseguem não só realizar um show de qualidade com títulos inesquecíveis como Painkiller, Breaking the Law, Angel, dentre tantos outros, que chegam agora com títulos que já se tornaram clássicos instantâneos, como Trial by Fire e Crown of Horns.


A banda que leva Rob Halford (vocalista), Ian Hill (baixo), Andy Sneap (guitarra), Scott Travis (bateria) e Richie Faulkner (guitarra), vem para sua nona vez em terras brasileiras, sendo sua segunda vez no festival.


Já o Queensrÿche é outro nome que dispensa comentários. Na ativa desde os anos 80, a banda vem constantemente produzindo material de peso que, ao longo dos anos, ganhou reconhecimento global, com títulos como Silent Lucidity e Jet City Woman. Ainda que tenha passado por diversas mudanças em sua formação, as contribuições desta banda formam um legado de referência para o metal progressivo e influenciaram muitas outras que vieram depois.


Na ativa na produção, seu último álbum foi Digital Noise Alliance, lançado em 2022, trazendo títulos como In Extremis e Lost in Sorrow. A banda também se identifica com seu momento atual ao dizer estar “no meio de um ressurgimento criativo de cair o queixo”. A atual formação é composta por Casey Grillo (bateria), Michael Wilton (guitarra), Todd La Torre (vocalista), Mike Stone (guitarra) e Eddie Jackson (baixo).


A quinta vinda da banda ao Brasil acontece após um hiato de treze anos, desconsiderando a apresentação da versão de Geoff Tate, vocalista original, no Monsters of Rock em 2013.

SAVATAGE E OPETH


Talvez o anúncio que mais surpreendeu os amantes da música, muito além dos gigantes Scorpions, Judas Priest ou Europe, tenha sido o retorno do Savatage aos palcos, após sua última performance em 2015 no Wacken Open Air, que, ainda assim, foi apenas um breve recorte de uma banda que já estava em hiato há longas décadas.


Fundada no fim dos anos 70 pelos irmãos Oliva, a banda teve sua sonoridade inicialmente marcada pelo heavy metal, mas, com o tempo, passou a flertar com o sinfônico, tornando-se um grande nome na cena. Ao longo dos anos, o Savatage enfrentou diversos desafios, como o falecimento de um de seus fundadores, o guitarrista Criss Oliva, irmão do vocalista e tecladista Jon Oliva, que posteriormente passou a se concentrar em seu outro projeto, o Trans-Siberian Orchestra. O sucesso desse projeto acabou crescendo em destaque, fortalecendo o hiato da banda ao longo dos anos.


Agora, prontos para tirar a poeira e escrever um novo capítulo, o Savatage se prepara para sua terceira vinda ao Brasil, após 14 anos, sendo esta também a segunda participação no Monsters of Rock, onde estiveram na edição de 1998. No entanto, é importante destacar que, infelizmente, desta vez Jon Oliva não se fará presente nas apresentações devido a problemas de saúde, após fraturar a coluna em três lugares e ser diagnosticado com esclerose múltipla e doença de Ménière. Apesar disso, ele expressou sua felicidade por ver este momento ser consagrado neste ano.

Já ao mencionar Opeth, falamos de uma das mais prolíficas bandas de metal progressivo, que há anos vem ganhando destaque e reconhecimento no cenário do metal através da beleza de seus álbuns. Formada em 1990, em Estocolmo, Suécia, pelo guitarrista, vocalista e compositor Mikael Åkerfeldt, a banda sueca se destacou por criar álbuns conceituais e atmosferas sonoras que variam entre o extremo e o melancólico.


Brincando com os estilos ao longo dos anos, o Opeth continua a se reinventar e trazer seu toque único ao jogo, como representado em seu último álbum lançado no ano passado, The Last Will & Testament, que trouxe momentos marcantes, incluindo o retorno a um vocal mais agressivo e gutural, além de um conceito intrínseco e repleto de storytelling ao longo do álbum.


Formada por Mikael Åkerfeldt (compositor e vocalista), Fredrik Åkesson (guitarra), Martin Mendez (baixo), Joakim Svalberg (teclado) e Waltteri Väyrynen (bateria), a sexta vinda da banda ao Brasil segue um ciclo constante e curto, mas, desta vez, marca sua primeira participação no Monsters of Rock. Certamente, será um grande acerto vê-los dividindo uma noite à parte com os também mestres do Savatage.

SERVIÇO - JUDAS PRIEST E QUEENSRŸCHE

Data: 20 de abril (domingo)

Local: Vibra São Paulo

Endereço Av. das Nações Unidas, 17955 - Vila Almeida, São Paulo - 04795-100

Portas:  18h

Queensryche: 20h – 21h     

Judas Priest: 21h30 – 23h15          

Classificação Etária: +18

Ingressos:  a partir de R$150

Link:  https://www.eventim.com.br/artist/judaspriest/


SERVIÇO - SAVATAGE E OPETH

Data: 21 de abril (segunda-feira)

Local:  Espaço Unimed. Rua Tagipuru, 795 Barra Funda, São Paulo - 01156-000

Portas: 17h

Opeth: 19h30 – 21h 

Savatage: 21h30 – 23h       

Classificação Etária: +18 

Ingressos:  a partir de R$175

Link:  https://www.eventim.com.br/artist/savatage/