Fallujah presta homenagem ao Meshuggah em clipe de "The Obsidian Architect"
Uma viagem cósmica aterrorizante
Crédito Foto: Divulgação
A banda americana de death metal progressivo
Fallujah
lança videoclipe para
"The Obsidian Architect" que recria o icônico clipe
DIY "New Millennium Cyanide Christ" do
Meshuggah, prestando homenagem aos pioneiros suecos do metal extremo. A produção caseira surge como brincadeira após o investimento no clipe anterior
"Labyrinth of Stone".
Com bom humor característico, a banda comentou sobre a produção: "Gastamos todo o orçamento em Lamborghinis e tatuagens para o clipe de 'Labyrinth of Stone', então tivemos que gravar este por conta própria. Foi o melhor que conseguimos. Divirtam-se!". A referência ao clipe minimalista do Meshuggah demonstra tanto reverência quanto senso de humor da formação americana.
"The Obsidian Architect" integra Xenotaph, mais recente trabalho da banda lançado pela Nuclear Blast Records com distribuição nacional da Shinigami Records. O álbum tem recebido elogios da crítica especializada, sendo descrito como "obra transcendental e poderosa" pelo Blabbermouth e "triunfo de exploração criativa e brilhantismo técnico" pelo Lambgoat.
O MetalSucks destacou: "Xenotaph é feito impressionante que reafirma o Fallujah como força dominante no cenário do death metal progressivo/técnico".
Tive a oportunidade de entrevistar o vocalista da banda, Kyle Schaffer para a página parceira oSubsolo, que você pode conferir clicando aqui.
O quinteto apresenta formação ligeiramente renovada, integrando o guitarrista Sam Mooradian (Inhale Existence) e o baterista Kevin Alexander (Disembodied Tyrant, Brought by Pain), juntando-se aos veteranos Kyle Schaefer (vocais), Scott Carstairs (guitarra) e Evan Brewer (baixo).
A produção de Xenotaph foi conduzida pela própria banda, com engenharia de Dave Otero (Cattle Decapitation, Archspire) e Mike Low (Vitriol, Aborted). Otero também assinou mixagem e masterização, criando sonoridade que destaca elementos característicos do grupo: ritmos vertiginosos, composições meticulosas e solos eufônicos.
O trabalho representa evolução natural após Empyrean (2022), que recebeu avaliações excepcionais de veículos como Metal Injection, New Noise e Guitar World. Singles como "Kaleidoscopic Waves", "Labyrinth of Stone" e "Step Through the Portal and Breathe" demonstram a essência do Fallujah "simultaneamente revigorada e reimaginada".
Formação atual
Kyle Schaefer – Vocais, Programação
Scott Carstairs – Guitarras
Sam Mooradian – Guitarra
Evan Brewer – Baixo
Kevin Alexander – Bateria