D.R.I. e Ratos de Porão dividem palco em São Paulo em março de 2026

Encontro histórico reúne dois dos maiores nomes do crossover no Cine Joia

Crédito Foto: Divulgação


O Cine Joia, em São Paulo, será palco de um encontro marcante do crossover mundial em 22 de março de 2026. No mesmo palco, estarão os norte-americanos do D.R.I. (Dirty Rotten Imbeciles) e os brasileiros do Ratos de Porão, duas instituições do gênero com mais de quatro décadas de trajetória. A produção é assinada pela Maraty e Powerline.


Além da apresentação principal, o evento contará com as bandas Imflawed (groove/thrash metal) e Questions (hardcore) na abertura. Os ingressos já estão disponíveis pela Fastix. A turnê inclui ainda outras datas no Brasil: Porto Alegre (17/03, apenas D.R.I.), Curitiba (19/03), Rio de Janeiro (20/03) e Belo Horizonte (21/03).

D.R.I.: a fusão hardcore + thrash que moldou o crossover


Nascido como banda de garagem no Texas em 1982, o D.R.I. surgiu tocando hardcore punk veloz e agressivo, inspirado por Black Flag e Minor Threat. Em 1983, lançou a demo “Dirty Rotten EP”, com 22 músicas em apenas 18 minutos, material que seria relançado como Dirty Rotten LP, um dos discos mais rápidos e intensos da época, já insinuando riffs mais pesados que aproximavam o hardcore do thrash metal.


A mudança para São Francisco (Bay Area) em 1985 cravou a marca registrada da banda: a amálgama entre punk e metal, evidenciada em
Dealing With It! (ainda punk, porém com guitarras mais pesadas e estruturas mais complexas). O auge veio com Thrash Zone (1989), o título mais popular do D.R.I., com faixas que tocaram por anos na MTV Headbangers Ball.


A formação recente reúne
 Kurt Brecht (vocais, membro fundador), Spike Cassidy (guitarrista único em toda a discografia), Greg Orr (baixo, conhecido pela Attitude Adjustment, pioneira californiana do crossover/thrash desde os anos 80) e Danny Walker (bateria; passagens por Exhumed, Intronaut e Jesu).

Ratos de Porão: o ícone do crossover nos trópicos


Formado em São Paulo em novembro de 1981, em meio à explosão do punk paulista, o Ratos de Porão firmou-se como principal representante latino-americano do crossover. O debut Crucificados pelo Sistema (1984) trouxe hinos como “Crucificados”, “Agressão Repressão” e “Morrer”. A partir da segunda metade dos anos 1980, inspirado por D.R.I., Suicidal Tendencies e Corrosion of Conformity, o Ratos incorporou riffs e solos de thrash metal.


A guinada ficou cristalizada em
Descanse em Paz (1986), Brasil (1989) — já completamente crossover, com produção internacional e letras de impacto social — e Anarkophobia (1991), gravado em Berlim, hoje um dos discos de crossover mais respeitados no mundo.


Essa será uma ótima oportunidade para ver estes dois grandes nomes, juntos, sob um mesmo teto (que promete ficar pequeno perto do liquidificador humano dos moshes).


SERVIÇO – D.R.I. e Ratos de Porão em São Paulo

Data: 22 de março de 2026 (domingo)
Horário: 17h (abertura da casa)
Local: Cine Joia — Praça Carlos Gomes, 82 — Liberdade — São Paulo/SP
Ingressos: fastix.com.br/events/d-r-i-e-ratos-de-porao-em-sao-paulo
Produção: Maraty e Powerline

D.R.I. e Ratos de Porão em SP