Budang (SP)

"Budang está só começando, ou melhor, continuando o legado de um hardcore e underground que precisa sim chegar cada vez mais longe e claro, com seu jeitinho próprio. Vida longa e muito headliner pela frente".

Texto por: Nat Malini - @eitaqfome

Fotos por: Daniel Agapito (Chato de Show) - @dhpito


Agradecimentos: SESC e Budang

 

Os jovens catarinenses da Budang, mostraram na última sexta (13/02) que a nova geração do hardcore vem aos berros para relembrar que a união das gerações é o que sustenta a cena. Formada por Guilherme, Vinícius, Pedro e Felipe, a banda trouxe ao Sesc Belenzinho, um show direto e reto: sendo a única atração da noite.


Os primeiros acordes trouxeram os primeiros entusiastas da roda, que não parou de girar o show inteiro. A energia em cima dos palcos e na platéia se manteve do começo ao fim, acompanhando o ritmo rápido e frenético com poucos momentos para respirar. Pra isso, a galera se revezava na roda.

budang em SP

Para a banda formada em 2019, essa também foi uma novidade nem sua jornada: show solo, em plena sexta de carnaval lotando a comedoria de um Sesc numa cidade abençoada pelo hardcore. Queridinhos por bandas de longa data como a Dead Fish, a Budang também vem ganhando o coração do público de todas as gerações. Majoritariamente lotado por jovens, nós 30+ observamos de longe, balançando o pescoço com sorriso no rosto.


Sorriso ampliado pelo carisma da banda em suas letras cheia de cultura e dialeto locais, que ao mesmo tempo que gritam revolta, conquistam a galera com seu “jeitinho”. Em 2025 lançaram seu primeiro álbum chamado “Magia” que foi tocado quase na íntegra ao vivo. O set que beirou 30 músicas, também conteve faixas de outros EP’s além de um cover muito bem executado de Mamonas Assassinas.

budang em SP

Com várias letras fazendo críticas ao governo bolsonarista e as consequências deste período, Budang prova que há esperança para uma geração que chega bem informada e crítica e que política é para todos. Afinal, não apenas o hardcore é político, tudo é.


Criativos e sem medo de utilizar a ironia, mostra que o Underground resiste em Santa Catarina e por todos os lugares que a banda passa angariando cada vez mais novos fãs. Aliás, se você vai entender as letras logo de cara na primeira “ouvida” ou não, é o de menos. O que importa é que se encantado ou incomodado, a banda impacta.

budang em SP

Budang está só começando, ou melhor, continuando o legado de um hardcore e underground que precisa sim chegar cada vez mais longe e claro, com seu jeitinho próprio. Vida longa e muito headliner pela frente.

budang em SP

Setlist Budang


  1. Magia
  2. Budangol
  3. Aditivos
  4. Gratiluz 171
  5. Etiqueta
  6. Mágica
  7. T.M.P.T.D.P.H.S.
  8. Segunda Lei da Termodinâmica
  9. Deixa Quieto (Live debut)
  10. 846
  11. Fala tu (Live debut)
  12. Bolsonanny
  13. Ponto de Não Retorno
  14. Neonazizap
  15. BLSNR = CÂNCER
  16. Cerimônia
  17. Morar no Bar
  18. Tempinho Bom
  19. Inxtiga Bois
  20. Plataforma Rock Bar, 2010
  21. Duvidei
  22. 1406 (cover de Mamonas Assassinas)
  23. Gosto Bom
  24. Abominável Procrastinador de Leve

Galeria - Budang